5 novas tendências no agronegócio

5 novas tendências no agronegócio

O campo se desenvolveu juntamente com o crescimento da população mundial, tornando a agricultura essencial para a economia do Brasil e do mundo. No ano de 2019 a soma de bens e serviços gerados chegou a R$ 1,55 trilhão o equivalente a 21,4% do PIB brasileiro. O setor está em franco desenvolvimento, por isso, é muito importante saber quais são as tendências tecnológicas para o agronegócio. 

Além disso, por meio da inovação é possível garantir que a agricultura continue se desenvolvendo e contribuindo para a economia brasileira. Fique atento às tendências que irão guiar o comportamento do mercado.

Conheça 5 tendências no agronegócio:

Drones

Os drones são um tipo de tecnologia de extrema importância e podem gerar diversos benefícios para o campo, sua função é captar imagens aéreas que permitam acompanhar o desenvolvimento da lavoura. Eles possuem câmeras especiais para a identificação de locais com estresse hídrico, pragas ou doenças.

Big Data e Analytics

A utilização de Big Data (conjunto e coleta de dados) na agricultura pode ser aplicado em propriedades de pequeno, médio e grande porte. Independente do tamanho da lavoura, o volume de informações aumenta com o uso de recursos digitais, é fundamental se atentar ao conceito de Big Data e Analytics. São ferramentas importantes para a gestão de grandes volumes de informações e melhoram muito a análise dos dados e a tomada de decisão.

Sensores

O uso de sensores no campo permite obter diversas informações importantes sobre a plantação, o solo e outros elementos fundamentais. Além de potencializar e agilizar a coleta de dados, os sensores também são capazes de realizar comandos de forma automática, executando tarefas a distância, em tempo real.

Plataforma de business intelligence e analytics

Software de Gestão

Para o crescimento do agronegócio é fundamental que a gestão da organização seja assertiva. Para isso, diversos softwares e aplicativos de gestão têm surgido no mercado. Eles visam auxiliar o produtor principalmente em relação aos custos e tem se tornado indispensáveis para facilitar as tarefas do dia a dia. Esses recursos auxiliam na visualização e análise de dados, na definição de estratégias e nas tomadas de decisões, e tudo isso pode ser feito na nuvem. 

Agricultura Vertical

A agricultura vertical é basicamente um conjunto de técnicas para a produção em camadas verticais. A produção ocorre geralmente em  locais que não conseguem se adaptar à agricultura tradicional, principalmente nos grandes centros urbanos, por isso ela tem sido vista como a tecnologia do futuro para alimentar as próximas gerações. As técnicas empregadas na agricultura vertical permitem que todos os fatores possam ser monitorados. Essas instalações utilizam, normalmente, controle artificial da luz, controle ambiental (umidade, temperatura, gases, etc.) e fertirrigação.

Todas essas tendências têm um objetivo em comum: a modernização da produção e seus benefícios, confira alguns deles:

  1. Capacidade de planejamento e antecipação;
  2. Acompanhamento próximo e em tempo real do negócio;
  3. Ganho de produtividade;
  4. Possibilidade de projeções de cenários;
  5. Agilidade em atividades do agronegócio, do manejo à distribuição.

O uso da tecnologia no campo já é uma realidade e as possibilidades de ferramentas e sistemas seguem evoluindo. Para saber mais sobre tecnologia no agronegócio, entre em contato conosco!

Plataforma de business intelligence e analytics

Contato via Whatsapp