Agricultura Orgânica: o que é e como ela beneficia a saúde do consumidor

Agricultura Orgânica: o que é e como ela beneficia a saúde do consumidor

Agricultura orgânica é o processo produtivo que consiste na preservação do meio ambiente e conservação dos alimentos e suas propriedades nutricionais. Tem como objetivo a qualidade de vida do ser humano e por isso, cria e desenvolve soluções pensando na saúde das pessoas. Pratica o cultivo de alimentos mais saudáveis, saborosos e de maior durabilidade, sem o uso de agrotóxicos ou fertilizantes.

Conheça as principais características:

Mais sustentável: A agricultura orgânica não faz uso de agrotóxicos, preserva a qualidade da água e não polui o solo e lençol freático. Utiliza sistema de manejo mínimo do solo que mantém a estrutura e fertilidade dos solos e evita erosões. Faz uso racional da água para irrigação, através do gotejamento ou demais técnicas econômicas de água. 

Mais saudável: Prioriza a qualidade do alimento e seus benefícios à saúde. Aplicando técnicas específicas para adubação (adubos naturais, compostagem, minhocultura, policultura) sem a utilização de agrotóxicos.

Sendo assim, apresenta inúmeras vantagens. Confira:

  1. Preservação dos recursos naturais;
  2. Produção de alimentos saudáveis e de maior qualidade;
  3. Sustentabilidade e baixo impacto ambiental;
  4. Uso de adubos naturais;
  5. Solo saudável e rico em nutrientes;
  6. Utilização de energias renováveis.

Plataforma de business intelligence e analytics

Ainda assim, vale destacar as desvantagens. Sendo elas:

  1. Cultivo mais demorado;
  2. Menor produção, se comparada a agricultura convencional;
  3. Produtos com maior valor agregado (o que os torna mais caros).

A agricultura orgânica no Brasil:

No Brasil, a agricultura orgânica é desenvolvida aproximadamente por 15 mil propriedades certificadas e 70% delas pertencem a agricultores familiares. Essa certificação nacional é concedida pela Associação de Agricultura Orgânica (AAO) em parceria com a Ecocert Brasil.

Agricultura convencional e agricultura orgânica:

A agricultura convencional faz uso de máquinas e agrotóxicos visando a alta produção. Caracteriza-se pela utilização de técnicas e equipamentos modernos, além de agrotóxicos e fertilizantes, que viabilizam acelerar o processo de cultivo. Enquanto a agricultura orgânica, faz uso de técnicas de baixo impacto ambiental com foco na sustentabilidade e na conservação dos recursos naturais, cultivando produtos mais saudáveis e naturais.

O modelo de produção orgânica tem se fortalecido a cada ano, seus benefícios e condições de cultivo têm despertado, cada vez mais, a população para o consumo de alimentos mais saudáveis.

Plataforma de business intelligence e analytics