Agricultura Sustentável: o que é e sua importância

Agricultura Sustentável: o que é e sua importância

A população mundial está crescendo cada vez mais, e a grande missão do agronegócio é aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais. Com o uso inteligente da tecnologia, o desafio do desenvolvimento sustentável no agronegócio tem se tornado possível. 

Mas o que é agricultura sustentável afinal?

É a prática do cultivo consciente, que respeita o meio ambiente e garante às gerações futuras a capacidade de suprir as necessidades de produção e qualidade de vida no planeta.

A tendência do setor é a geração de resultados menos agressivos ao meio ambiente através da utilização de soluções tecnológicas. Confira algumas ferramentas que podem ser utilizadas para o cultivo consciente: GPS, robôs, mapeamento da colheita, sensores, drones, Big Data, Inteligência Artificial (IA), softwares de gestão (AGROBI), entre outros.

Essas ferramentas são aplicadas a agricultura de precisão e permitem que o produtor tenha maior controle da área cultivada. Sabendo exatamente onde e quando utilizar insumos agrícolas, e ainda, permitem diminuir o uso de agrotóxicos e evitar a contaminação do solo por excesso do produto. 

Além dos benefícios a saúde, ao meio ambiente e a cadeia produtiva, a tecnologia aliada a sustentabilidade do agronegócio proporciona inúmeras vantagens para o próprio negócio, como:

  1. Agilidade na análise de dados;
  2. Ganho de produtividade;
  3. Possibilidade de projeções de cenários;
  4. Eficiência em atividades do manejo à distribuição;
  5. Redução de custos operacionais;
  6. Aumento da produtividade.

Plataforma de business intelligence e analytics

Dessa forma, a agricultura sustentável por meio da automação dos processos diminui os riscos do negócio. 

Existem ainda, inúmeras ações que podem contribuir para a cultura de sustentabilidade no agronegócio. Confira algumas delas:

– Redução da utilização de adubos químicos;

– Captação de água das chuvas para uso na irrigação;

– Eliminação de pesticidas ou uso racional quando necessário. Não usar em hipótese alguma, pesticidas ilegais, pois contaminam o solo e colocam a saúde de consumidores em risco;

– Uso de fontes de energia limpa;

– Não desmatar florestas para ampliação de áreas agrícolas;

– Evitar o desperdício, utilizando técnicas de reciclagem quando possível.

Portanto, com a adoção de práticas sustentáveis é possível gerar a conservação dos recursos naturais e da produtividade dessas áreas. Reduzindo drasticamente os impactos gerados pela produção em larga escala e otimizando os lucros da produção.

o AGROBI é um hub de soluções de tecnologia, que lhe auxiliam a diminuir custos, aumentar produtividade e tomar melhores decisões embasadas em dados.

Ajude-nos a distribuir essa ideia, compartilhando o conteúdo!

Plataforma de business intelligence e analytics

Contato via Whatsapp