Armazenamento de grãos: como conservar a qualidade e aumentar a produtividade

O armazenamento de grãos é o processo de guardar os grãos produzidos com a finalidade de preservar suas qualidades. Para realizar a conservação é necessário o uso de técnicas que vão desde a colheita até o abastecimento. Além disso, a avaliação de qualidade, iluminação, temperatura e métodos de controle de pragas também são fatores importantes.

Pensando nesses fatores, separamos 7 dicas essenciais para conservar a qualidade e melhorar o armazenamento de grãos, confira:

  1. Realizar a instalação de sistemas de termometria: Para realizar o controle de temperatura e o monitoramento do calor no interior dos silos. 
  2. Seguir as recomendações específicas de temperatura dos silos: A temperatura ideal varia de acordo com a região do país, o tipo de grão armazenado e a estação do ano. Cabe ao produtor estudar as condições para o seu cultivo.
  3. Possibilitar a aeração entre os grãos: A circulação de ar entre os grãos elimina a poeira, os gases e a umidade do ar, evitando também a deterioração. A passagem de ar pode ser realizada tanto de forma natural ou artificial. Com a aeração natural há a vantagem de ser mais econômica, já que não é necessário o uso de aeradores. No entanto, nem todas as instalações conseguem ser mantidas sem o uso de aeração mecânica.

Plataforma de business intelligence e analytics

  1. Efetue o controle da umidade do ar: É importante pois, a umidade elevada pode causar o surgimento de fungos e causar a deterioração dos grãos. 
  2. Monitore a proliferação de fungos, pragas e insetos: Um fator importante para garantir a qualidade e produtividade dos grãos.
  3. Mantenha a limpeza e a organização dos silos: Fundamental para evitar o surgimento de pragas.
  4. Tenha uma boa equipe e materiais adequados: Possuir uma equipe empenhada é essencial. Cursos e palestras são algumas das formas de ampliar a qualificação de seus funcionários, proporcionando conhecimento e desenvolvendo a equipe para trabalhar cada vez melhor.

Sendo assim, com essas dicas que trouxemos, você será capaz de armazenar os grãos de forma correta, aumentando a qualidade e por consequência a quantidade e preços das sacas comercializadas, sendo possível lucrar cada vez mais.

Então, gostou das nossas dicas? Confira nossos outros artigos sobre agrobusiness!

Plataforma de business intelligence e analytics

Jane Summer
Jane Summer

Designer