Business Intelligence: o que você precisa saber!

Business Intelligence: o que você precisa saber!
Houve um tempo em que a intuição e o achismo eram a base para tomar decisões em uma empresa, hoje, com o Business Intelligence isso já não é mais assim.
Antigamente, sempre que surgia uma oportunidade ou dificuldade, os gestores precisavam arriscar, por não ter ferramentas adequadas para a tomada de decisão. Atirar no escuro não é a melhor saída e não é preciso ser um expert em negócios para saber que o fundamento de decisões assertivas é um planejamento baseado em fatos e não em suposições.
Planejar as ações a serem executadas na empresa é coisa séria e deve ser feita com muita cautela e estudo, porém, isso não precisa ser um processo extenso e complicado. Entretanto, existem soluções que facilitam a compreensão de como anda seu negócio e ter esse entendimento é essencial para minimizar os erros e saber até onde pode ir com segurança.
Se sua cabeça ficou cheia de dúvidas sobre como tomar decisões na sua empresa sem correr riscos, já pode respirar aliviado, pois essa solução pode estar mais perto do que você imagina.

Estamos falando do Business Intelligence, o BI.

Hoje a facilidade em gerar relatórios, gráficos e indicadores é uma realidade em muitas empresas e tende a ganhar ainda mais mercado devido aos vários benefícios que a utilização de informações inteligentes pode oferecer.
Independente da área de atuação do seu negócio, você vai precisar contar com dados para se direcionar nas tomadas de decisão. É neste momento que a tecnologia se faz necessária, pois é por meio dela que você terá base para criar estratégias e ações rápidas.
As soluções de BI possibilitam que o gestor ou diretor tenha em mãos informações úteis e atualizadas sobre sua empresa para saber como proceder diante da concorrência e das crises na economia do país. A utilização da tecnologia traz grande vantagem competitiva, permitindo que os gestores tenham mais domínio de seu negócio, entre diversos outros benefícios como podemos ver abaixo:
Os gestores podem detectar falhas e identificar possibilidades de investimento, melhorando seu desempenho no mercado;
Os colaboradores poupam tempo em atividades longas e maçantes como a coleta de dados e geração de relatórios manuais, evitando a ocorrência de erros e retrabalhos. Dessa forma, eles podem aproveitar o tempo para aumentar e melhorar a produtividade, sentindo-se mais satisfeitos e motivados por conseguirem produzir mais e com melhor qualidade;
As soluções de BI trazem segurança e confiança nas informações que são extraídas para se tornarem a base de planejamentos, pois podem ser atualizadas em tempo real trazendo mais agilidade ao processo de tomada de decisão;
O controle de despesas e receitas por exemplo, é uma das análises que podem ser feitas utilizando indicadores de gestão financeira. Eles apontam quais investimentos estão dando retorno positivo, quais ações não estão tendo o sucesso esperado e qual é o caminho para melhorar a lucratividade;
Tendo em vista todas essas vantagens é possível perceber que o BI pode ser ainda mais explorado e ajudar a sua empresa a obter ganhos significativos seja ela de qual segmento for, não é mesmo?
Os dashboards ou indicadores de gestão exibem informações de diversas fontes de dados em componentes visuais que facilitam o entendimento e a tomada de decisões. É importante ressaltar que para uma tomada de decisão assertiva os dados apresentados devem estar consistentes e confiáveis.
A preparação dos dados é o primeiro passo a ser planejado em uma estratégia de BI. Para isto, é preciso utilizar técnicas e ferramentas adequadas para garantir a integridade dos dados.
Ter como monitorar todos os seus indicadores de gestão em tempo real é uma vantagem extremamente importante, pois as informações estarão sempre atualizadas e confiáveis. Isto é, quanto mais rápido você tiver informações úteis sobre o seu negócio e também sobre a concorrência, mais fácil será prevenir ou contornar possíveis problemas e até mesmo criar oportunidades e tendências.
O fácil acesso e a possibilidade de compartilhamento da informação maximizam a força de trabalho e sua capacidade de execução, elevando o nível da produtividade e eficiência.
O Business Intelligence existe para contribuir para tomadas de decisão inteligentes e é peça fundamental para empresas que tem como base de suas decisões, as suas próprias informações.
Plataforma de business intelligence e analytics

O que é Business Intelligence (BI)?

O termo Business Intelligence (Inteligência de negócio) ou simplesmente BI, foi criado na década de 80, pelo Gartner Group (Instituto de pesquisa e análise do setor de tecnologia da informação) e é definido como um processo de coleta, organização e análise de dados, formatação de relatórios e indicadores de gestão que dão suporte às tomadas de decisão no ambiente de negócios. Ou seja, um conjunto de soluções que converte uma grande quantidade de dados em informações úteis para tomadas de decisões estratégicas.

Essa prática já vem sendo utilizada há muitos anos, mais precisamente desde o Oriente Médio antigo, em que os povos analisavam condições climáticas e naturais para beneficiar suas aldeias. Um exemplo disso, é que naquele tempo os povos analisam a altura da maré para decidir o melhor momento para a pesca, se seria produtiva ou não. Essas técnicas estão em constante evolução e vem sendo aprimoradas ao longo dos anos, por conta da necessidade de cruzar informações para facilitar a gestão empresarial.

Para que fique mais fácil entender o que é o BI e como ele funciona, vamos usar como exemplo uma situação vivida no dia a dia:

Você está dirigindo um carro, que possui vários símbolos em seu painel de instrumentos e entre os principais estão o velocímetro e o nível de combustível, por exemplo. Se o painel estivesse totalmente apagado, como seria possível saber em qual velocidade está trafegando ou se há combustível suficiente para chegar ao seu destino?

Seria praticamente impossível, não é mesmo? A probabilidade de você tomar multas por excesso ou escassez de velocidade ou parar por falta de combustível seria enorme. A intuição nesse momento poderia até ajudar, mas seria bastante arriscado contar apenas com ela.

Com isso, podemos ver o quanto o painel de instrumentos é indispensável para a condução de um veículo.

O mesmo acontece com uma empresa, se o gestor ou diretor não tiver informações importantes, como guias para tomar decisões, das mais simples às mais difíceis, essa empresa corre sérios riscos, desde prejuízos até fechar as portas devido a tomada de decisões erradas.

Com o BI, os mais variados tipos de dados são organizados e transformados em informações úteis, que aos serem disponibilizadas para os gestores por meio de relatórios e dashboards, permitem uma visão mais ampla da empresa e torna mais fácil tomar decisões adequadas.

Hoje a facilidade em gerar relatórios, gráficos e indicadores é uma realidade em muitas empresas e tende a ganhar ainda mais mercado devido aos vários benefícios que a utilização de informações inteligentes pode oferecer.

Como o BI pode ser útil para o meu negócio?

Independente da área de atuação do seu negócio, você vai precisar contar com dados para se direcionar nas tomadas de decisão. É neste momento que a tecnologia se faz necessária, pois é por meio dela que você terá base para criar estratégias e ações rápidas.

As soluções de BI possibilitam que o gestor ou diretor tenha em mãos informações úteis e atualizadas sobre sua empresa para saber como proceder diante da concorrência e das crises na economia do país. A utilização da tecnologia traz grande vantagem competitiva, permitindo que os gestores tenham mais domínio de seu negócio, entre diversos outros benefícios como podemos ver abaixo:

  • Os gestores podem detectar falhas e identificar possibilidades de investimento, melhorando seu desempenho no mercado;
  • Os colaboradores poupam tempo em atividades longas e maçantes como a coleta de dados e geração de relatórios manuais, evitando a ocorrência de erros e retrabalhos. Dessa forma, eles podem aproveitar o tempo para aumentar e melhorar a produtividade, sentindo-se mais satisfeitos e motivados por conseguirem produzir mais e com melhor qualidade;
  • As soluções de BI trazem segurança e confiança nas informações que são extraídas para se tornarem a base de planejamentos, pois podem ser atualizadas em tempo real trazendo mais agilidade ao processo de tomada de decisão;
  • controle de despesas e receitas por exemplo, é uma das análises que podem ser feitas utilizando indicadores de gestão financeira. Eles apontam quais investimentos estão dando retorno positivo, quais ações não estão tendo o sucesso esperado e qual é o caminho para melhorar a lucratividade;

Tendo em vista todas essas vantagens é possível perceber que o BI pode ser ainda mais explorado e ajudar a sua empresa a obter ganhos significativos seja ela de qual segmento for, não é mesmo?

Fonte: Bi9

Plataforma de business intelligence e analytics

Contato via Whatsapp