Como evitar prejuízos na lavoura por meio do controle de perdas

Realizar o controle de perdas dentro de uma indústria é muitas vezes um desafio. Isso porque os prejuízos na lavoura podem estar relacionados a diversos fatores: falhas na produtividade, falta de organização do estoque, logística, ajustes de máquinas, entre outros.

Para o setor industrial alimentício a busca pela qualidade total é constante, pois o sabor e a aparência dos produtos influenciam diretamente o processo de escolha dos clientes.

Muitas são as etapas de produção pelas quais passa cada alimento e, em cada uma, há chance de haver algum tipo de perda. O que torna ainda mais importante ter um controle total sobre cada processo.

Confira as nossas dicas sobre como evitar prejuízos na lavoura por meio do controle de perdas:

Uso de ferramentas gerenciais: 

Muitas ferramentas permitem uma análise da eficiência e da qualidade da produção e, com isso, possibilitam uma tomada de decisão mais assertiva aos gestores da organização. Alguns exemplos são: Controle Estatístico de Processo (CEP); Teoria das Restrições (TOC); Sistema Toyota de produção, com a padronização dos sistemas produtivos; FMEA (Failure Modes and Effects Analysis) ou análise dos modos e efeitos de falhas; Ciclo PDC; ERP (Enterprise Resource Planning).

Todas as ferramentas citadas, quando aplicadas nos processos produtivos, viabilizam a identificação das causas da falha, diminuem a sua incidência e, com isso, melhoram os impactos nos resultados da indústria.

Plataforma de business intelligence e analytics

Automatização:

Adequar a cultura organizacional ao uso de um sistema de gerenciamento unificado, que automatize os diferentes processos dentro de uma empresa, permite que a organização seja beneficiada em diversos aspectos, como por exemplo, evitando o desperdício de tempo e recursos.

Qualificação da equipe:

A qualidade da mão de obra é fundamental para a produtividade nas indústrias. Promover ações para o treinamento da equipe, por exemplo, pode ser uma boa opção para as empresas e colaboradores.

Armazenagem adequada:

O armazenamento estratégico de insumos ou produtos com altos índices de perecibilidade, como os alimentícios, deve ser efetuado com a utilização dos métodos adequados. Além disso, adequar as embalagens de forma que protejam corretamente os produtos, tanto na armazenagem quanto na distribuição, também diminui os índices de perda.

Um bom controle de perdas pode ser definitivo para evitar prejuízos desnecessários, aumentar sua produção e otimizar os seus lucros. Ao promover esse controle, você alcança eficiência operacional e vantagem competitiva no mercado.

Plataforma de business intelligence e analytics

Jane Summer
Jane Summer

Designer