Gestão de usinas de cana: soluções para aumentar a produtividade e reduzir os desperdícios

Gestão de usinas de cana: soluções para aumentar a produtividade

Assim como em outros campos do agronegócio, existem muitos fatores que influenciam para aumentar a produtividade e reduzir os desperdícios, focados em melhorar a gestão de usinas de cana. O uso da tecnologia é sem dúvida um dos fatores mais importantes nesse cenário.

A tecnologia é a grande aliada para a modernização das propriedades e automação da produção, com objetivo de melhorar o desempenho do negócio, reduzir os custos e impactos ambientais.

Plataforma de business intelligence e analytics

5 soluções para melhorar a gestão de usinas de cana:

1 – Gestão Estratégica: Envolve o planejamento, execução e controle dos processos de cada negócio. Indica quais ferramentas e tecnologias que deverão ser utilizadas para alcançar os objetivos propostos, além de auxiliar nas tomadas de decisões.

2 – Otimização das operações: Como já falamos anteriormente, o uso da tecnologia tem sido fundamental para a produtividade do campo. A tecnologia da informação já é uma realidade nos canaviais, atua no gerenciamento e na simulação de operações, permitindo a maximização da quantidade de açúcar produzido por hectare.

3 – Controle online: Os sistemas já permitem a gestão online de todas as ações envolvidas na produção e a avaliação de desempenho. A possibilidade de análise digital é muito importante, pois existem diversas informações associadas à planta, ao solo, ao clima e ao meio físico que precisam ser analisadas para uma gestão eficiente.

4 – Automatização: O grande objetivo dos sistemas de automação é oferecer soluções focadas nas necessidades de cada propriedade. Há por exemplo, o sistema de adubação que permite a aplicação de insumos de acordo com as necessidades do solo, dessa forma é possível suprir as necessidades da planta com mais precisão.

5 – Gestão logística: É muito importante para garantir um bom fluxo da frota de caminhões. Junto a gestão logística temos o controle de frota que envolve manutenção e abastecimento. Sabemos que o abastecimento representa um custo alto para o produtor, por isso, é necessário ter controle sobre cada rota.

Em vista disso, é necessário estar sempre atento a todas as etapas dos processos de gestão de usinas de cana para garantir o aumento da produtividade e diminuição dos custos.

Plataforma de business intelligence e analytics

Contato via Whatsapp