O que saber sobre agricultura inteligente usando IoT

agricultura inteligente usando IoT

A tecnologia tem proporcionado inúmeros benefícios aos empreendimentos agrícolas através da Agricultura Inteligente. A Internet das Coisas (IoT), por exemplo, pode auxiliar os produtores a otimizarem a produção, reduzindo os desperdícios e os gastos, além de ajudar na produção de massa para cultivar alimento limpo e sustentável. Além de, auxiliar para o crescimento e desenvolvimento da agricultura inteligente.

O que é a agricultura inteligente?

A agricultura inteligente é um sistema que monitora e une dados do campo para auxiliar o agricultor no processo de avaliação das principais condições da produção. Através do acompanhamento e análise dos dados durante as diferentes fases da cultura.

A IoT no dia a dia dos agricultores:

Com sensores que monitoram automaticamente todos os aspectos da produção, a tecnologia IoT para agricultura permite que os agricultores automatizem a coleta de dados em tempo real. Aumentando a produtividade, reduzindo os custos e  melhorando a eficiência dos processos. O que facilita o dia a dia do produtor. Dessa forma, os produtores conseguem garantir rendimentos de colheita ideais e sistemas de gestão agrícola aprimorados.

Confira alguns benefícios da tecnologia IoT para agricultura:

  1. Coleta de dados:

Esse é o seu recurso mais valioso. Com sistemas de monitoramento e análise em tempo real, os dados coletados por sensores inteligentes permitem que os agricultores controlem melhor os processos. 

       2. Qualidade da produção:

Os dados permitem mapear o ciclo da cultura com mais facilidade, conectado à IoT, a manutenção da saúde de cada cultura ou da condição apropriada do solo pode ajudar no desempenho. O uso generalizado de drones para vigilância aérea, sensores de solo ou de plantações também ajuda a melhorar a qualidade do produto.

Plataforma de business intelligence e analytics

       3. Gerenciamento de custos e recursos:

O sistema auxilia no uso da quantidade ideal de cada recurso e permite a redução de custos e desperdícios. Com os dados obtidos através do sistema de monitoramento, o agricultor poderá, por exemplo, utilizar a água para irrigação de uma forma mais racional e econômica, controlando e registrando com exatidão os gastos de água para irrigação em sua propriedade. 

       4. Maior controle e autonomia:

Um dos maiores benefícios que o sistema de agricultura inteligente pode apresentar, é uma maior autonomia e tranquilidade na tomada de decisões e providências. 

Você sabe como realizar o acompanhamento dos dados? É importante contar com ajuda técnica especializada para a implementação de um sistema de agricultura inteligente. 

A AGROBI oferece sistemas completos e inteligentes capazes de monitorar os principais parâmetros exigidos para o desenvolvimento de técnicas de agricultura inteligente. Fornecendo dados específicos para a gestão da sua propriedade agrícola. 

Para mais informações entre em contato conosco!

Plataforma de business intelligence e analytics