PIX para o agronegócio: entendendo o impacto

pix para o agronegócio

O PIX é um novo sistema de pagamentos, com ele você realiza ou recebe transferências de valores e pagamento de boletos. Desenvolvido pelo Banco Central, visa a digitalização dos pagamentos e a diminuição do dinheiro em papel. Ele funciona de forma instantânea, 24 horas por dia nos 7 dias da semana, incluindo fins de semana e feriados. Utiliza dados simples como: cpf, cnpj, e-mail, telefone como “chave” para que as operações sejam realizadas.

 

Principais Vantagens do PIX:

– Não possui tarifas (para pessoas físicas).

– Proporciona maior agilidade às transações financeiras e aos pagamentos (que são realizados em poucos segundos).

– Com a utilização do PIX você não precisa dar ou receber troco.

 

Entendendo o Impacto do PIX para o agronegócio:

Para o agronegócio o PIX também chegou para revolucionar a forma de pagamento. Proporcionando maior segurança nas transações, no fluxo de caixa dos pequenos produtores e nas negociações em geral, tanto para o produtor quanto para o comprador. A praticidade e agilidade das operações é o grande diferencial.

Além disso, facilita a questão de deslocamento do produtor, que antes precisava ir ao banco para realizar suas operações. Com o PIX os produtores não dependem mais do enfrentamento de filas bancárias e do horário do banco para realizarem as suas operações, um fator muito importante para aqueles produtores que dependiam de agências bancárias de difícil acesso. Com a digitalização dos processos os produtores poderão realizar e receber pagamentos de forma mais rápida, facilitando também, a organização do seu fluxo de caixa.

Porém, por conta das limitações de conexão de internet no campo, algumas dificuldades poderão ser encontradas ao realizarem as operações. Contudo, o PIX também disponibiliza soluções offline, onde o produtor pode gerar um QR CODE e enviar para o comprador, para o mesmo realizar o pagamento online.

O PIX foi uma grande transformação para o sistema de pagamento no Brasil, não há mais a necessidade de realizar TED, DOC ou andar com dinheiro físico, uma vez que o PIX é instantâneo. Para os agricultores essa foi uma grande mudança, no modelo tradicional de transações são exigidas diversas informações para realizar uma transação de valor maior e com a chegada do PIX o usuário precisa somente de uma Chave Pix para realizar transferências ou receber/realizar pagamentos.