Qual a importância do Big Data para o agronegócio?

Big Data para o agronegócio

Informações precisas e tratadas no tempo certo, podem ser o fator de sucesso para os agronegócios. Essa é uma premissa que divide quem será mais competitivo no meio, e é exatamente por isso que tantas empresas estão apostando no uso do Big Data para o agronegócio.

O que é o Big Data?

O Big Data é uma ferramenta estratégica de análise e armazenamento de informações. O termo é utilizado para grandes conjuntos de dados que são coletados e registrados em nuvem. 

Aplicação do Big Data para o agronegócio:

São dados coletados e registrados digitalmente e portanto, podem ser consultados de qualquer lugar. Esses dados são utilizados para as tomadas de decisões, criação de estratégias e melhorias com a finalidade de otimizar a produtividade e reduzir os custos da lavoura. Assim sendo, possui inúmeros benefícios. Confira:

Benefícios:

  • Permite o monitoramento e análise dos dados da lavoura em tempo real;
  • Auxilia no aumento da produtividade por hectare;
  • Gera o aperfeiçoamento das métricas de análise;
  • Promove o fortalecimento da sustentabilidade;
  • Diminui os custos;
  • Evita a contaminação por agrotóxicos.

Além disso, pode ser utilizado de diversas formas, para pequenos e grandes produtores. Através de satélites, drones, softwares ou sensores. Um exemplo, é o monitoramento da lavoura em tempo real com drones, que enviam imagens do campo, permitindo otimizar a aplicação de produtos químicos.

Outras possibilidades do uso correto dessas informações é que elas permitem conhecer a fertilidade e umidade do solo, além de fatores climáticos como: temperatura e velocidade dos ventos.

Dessa forma, compreendemos que o Big Data é uma ferramenta importante para transformar as informações em estratégias. Seu objetivo maior é aumentar a vantagem competitiva e consequentemente os seus resultados, tornando o Big Data um diferencial para o seu negócio. 

No Agrobi somos especialistas em tecnologia no campo, ficou com alguma dúvida sobre o Big Data e seu impacto sobre o agronegócio? Entre em contato conosco! 

Contato via Whatsapp