Tecnologias no agronegócio que potencializam a produção e a gestão das lavouras

É a partir do agronegócio que se produzem os alimentos e muitos produtos utilizados pelas indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços, tornando o agronegócio um dos setores mais importantes para a manutenção da economia mundial. As tecnologias no agronegócio vem ao encontro de tornar a gestão e entrega dos produtos de forma mais automatizada e com melhor qualidade.

Seu constante desenvolvimento proporciona aos produtores um mercado com  diversas soluções tecnológicas para potencializar a produção e a gestão das lavouras. Gerando assim, muitos benefícios para o cultivo, plantio e colheita. 

Confira os 9 principais benefícios da tecnologia para a agricultura:

  1. Gestão mais eficiente;
  2. Melhoria de maquinários;
  3. Inovações para novas técnicas de produção;
  4. Otimização dos processos;
  5. Melhor produtividade;
  6. Mais qualidade dos produtos colhidos;
  7. Diminuição de custos e desperdícios;
  8. Redução da degradação de recursos naturais, como a água e o solo;
  9. Obtenção de informações seguras e de fácil análise.

Plataforma de business intelligence e analytics

Além disso, com a utilização de softwares, por exemplo, todas as informações ficam armazenadas e disponíveis para serem acessadas a qualquer momento, de qualquer lugar. E é através da análise desses dados que se torna possível identificar pontos fortes e fracos, gerando novas oportunidades e estratégias. 

Conheça 3 tecnologias no agronegócio que potencializam resultados:

  1. GPS: é o tipo mais antigo de tecnologia na agricultura, começou a ser utilizado em 1990. Sua principal função é oferecer informações relevantes sobre latitude e longitude, mas também pode acoplado aos maquinários e implementos para otimizar suas funções e mapear áreas. 
  2. Sensores: imagens geradas por sensoriamento permitem que o produtor acompanhe instantaneamente o que está acontecendo na sua lavoura. É possível identificar a presença de danos causados por pragas ou doenças nas plantas, falhas na irrigação ou na mecanização.
  3. Aplicativos e softwares: são sistemas desenvolvidos para unir todas as informações em um banco de dados unificado, eficiente e seguro. Esses dados são captados para facilitar a tomada de decisões e gerar relatórios inteligentes.

Aqui na AGROBI, somos especialistas em transformar dados em soluções para melhor gestão do seu negócio. Criamos tecnologia exclusiva, de acordo com a necessidade de cada cliente, desde o pequeno produtor até cooperativas, usinas e cerealistas.

Agora que você já viu como as soluções tecnológicas são importantes para o agronegócio, que tal acompanhar outros conteúdos como este? Basta nos seguir nas redes sociais!

Plataforma de business intelligence e analytics

Jane Summer
Jane Summer

Designer