O processo de coletar dados e realizar análises passou a ser cada vez mais importante dentro das organizações. Neste contexto, a telemetria ganhou um espaço cada vez mais importante. A telemetria no agronegócio pode ser utilizada na agricultura, metrologia, sistemas da informação, internet das coisas, logística e muitos outros setores.
Mas você sabe o que é telemetria e porque é importante para o agronegócio?
Telemetria é uma tecnologia que permite a medição e comunicação de informações. Utilizando a coleta e armazenamento dos dados, através de dispositivos sem fio e ainda, é capaz de realizar comandos remotos por operadores ou desenvolvedores de sistemas.
Sua aplicação é importante para o agronegócio pois, essa tecnologia está ligada a diversos sistemas utilizados para otimizar os processos de produção. Existem muitas possibilidades de aplicação, o rastreamento de gado por sensores, drones autônomos para o mapeamento de áreas agrícolas para identificar pestes e alterações climáticas, são só alguns exemplos.
Quais as vantagens da telemetria no agronegócio para otimização das máquinas?
Os sensores nas máquinas agrícolas podem ser de vários tipos: óticos, elétricos, capacitivos, acústicos, entre outros, e podem fornecer diferentes tipos de informações, como:
- Pressão do óleo do motor;
- Pressão do corte de base;
- Rotações por minuto do equipamento;
- Consumo de combustível;
- Temperatura do motor;
- Horímetro;
- Posicionamento do maquinário;
- Velocidade instantânea;
- Horas do equipamento ligado;
- Motor ocioso;
- Locais de parada;
- Eficiência durante a operação;
- Área trabalhada;
- Horas produtivas.
Uma das maiores vantagens do sistema é a criação de novas possibilidades para capturar e armazenar cada vez mais dados, fornecendo uma melhor análise e até mesmo redução de custos. Caso tenha interesse em monitorar qualquer tipo de informação, não deixe de conversar conosco. Nossos especialistas estão à disposição para te atender!